photos credit by freepik - www.freepik.com

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2019 SENIOR TRAVEL | Todos os direitos reservados

Dicas

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

Para sua tranquilidade lembre-se em organizar a documentação necessária antes do embarque. Os documentos devem estar em boas condições e em viagens internacionais é aceito somente o documento original, dentro da validade.

1.

VÔOS NACIONAIS

Tenha em mãos ao menos um dos documentos abaixo:

  • Carteira de Identidade ou Passaporte Nacional

  • Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia)

  • Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia)

  • Carteira de Trabalho

  • São aceitos cartões de identidade expedidos pelo poder judiciário ou legislativo, no nível federal ou estadual, e também cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.

  • Para os vôos nacionais, aceita-se cópia autenticada independentemente de suas validades.​

2.

​ATENÇÃO:

Se o seu documento foi furtado, roubado ou extraviado você pode utilizar o Boletim de Ocorrência (B.O.), desde que tenha sido emitido a menos de 60 (sessenta) dias. O protocolo de pedido da Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) – RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal pode ser aceito em substituição ao documento original pelo período máximo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data de sua expedição.

3.

País de destino: Aruba

Passaporte válido: Por todo o período de permanência.

Exigência de visto: Visto requerido, exceto para uma estadia máxima de 30 dias.

Bilhete de retorno ou saída:  Exigido

4.

País de destino: Estados Unidos

Passaporte válido: Com vencimento em até 6 meses da data da viagem.

Exigência de visto: Visto requerido

Bilhete de retorno ou saída: Exigido comprovar que tem bilhete de retorno, mesmo que seja de outra companhia.

Outros destinos, consulte-nos!

5.

VACINAS

O documento válido internacionalmente como comprovante de vacinação contra febre amarela (CIVP) pode ser adquirido em centros de vacinação públicos e privados, assim como na ANVISA, nos aeroportos.

FEBRE AMARELA: a transmissão ocorre quando uma pessoa é picada por um mosquito que esteja infectado pelo vírus da febre amarela. Muitas áreas nas Américas, África e Ásia são suscetíveis à introdução e disseminação da FA. A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. Apresenta eficácia acima de 95%, induzindo a formação de anticorpos protetores após sete a dez dias da aplicação e é válida por 10 anos.

6.

TRANSPORTE DE ANIMAIS

Existem regras internacionais para o transporte de animais vivos que garantem o bem-estar dos bichos.

E cada país possui sua própria regulamentação para esse tipo de transporte. Por isso, é necessário obter todos os dados sobre os documentos necessários junto ao Consulado do país de destino e a companhia aérea, antes de pensar em levar o animal.

No Brasil, de acordo com o Decreto no 24.548 de 03.07.34, é obrigatório que o passageiro apresente, por ocasião do embarque, a seguinte documentação para cães e gatos: Atestado de Sanidade expedido por Médico Veterinário até 03 (três) dias antes da data do embarque e  Atestado de Vacinação anti-rábica atualizado (até um ano antes da data de embarque) para animais com mais de 04 meses de idade.

7.

FREE SHOP

O viajante pode adquirir, com isenção de tributos, nos duty free shops dos portos e aeroportos, após o desembarque no Brasil e antes de sua apresentação à fiscalização aduaneira, mercadorias até o valor total de U$ 500.00. Esse valor não é debitado da cota de isenção de bagagem a que o viajante tem direito.

8.